A corrida de rua atrai cada vez mais pessoas, graças à sua acessibilidade, benefícios para a saúde e custo baixo. Nos Estados Unidos, aproximadamente 60 milhões de pessoas correm pelo menos uma vez ao ano, e essa tendência cresce no Brasil, seja entre corredores recreativos ou competitivos. Grandes marcas investem em tecnologia para aprimorar o desempenho e prevenir lesões. Mas por que alguns atletas se machucam mais do que outros?
Vamos explorar essa questão com base em um estudo publicado em 2018 no The American Journal of Sports Medicine. Este estudo avaliou cerca de 300 corredores amadores ao longo de dois anos, analisando fatores como força do quadril e joelho, mobilidade em quadril, joelho e tornozelo, análises de corrida em 3D, histórico de lesões, índice de massa corporal, tipo de calçado e saúde mental.
Os resultados surpreenderam. Durante o período, 66% dos corredores sofreram lesões, enquanto 56% permaneceram ilesos. O que diferencia esses grupos?
- Entre os corredores recreativos, as mulheres tendem a sofrer lesões em maior grau do que os homens.
- Contrariando crenças populares, fatores como flexibilidade, altura do arco plantar, ângulo Q (joelho em valgo ou varo), movimento do calcanhar, força dos membros inferiores, quilometragem semanal, tipo de calçado e lesões anteriores não foram fatores significativos em todas as lesões por uso excessivo.
- A análise de corrida em 3D revelou que corredores sem lesões tinham uma melhor absorção de impacto no joelho e maior força de propulsão em comparação com aqueles que se lesionaram.
- Na avaliação psicossocial, os atletas com saúde mental significativamente pior e mais emoções negativas eram mais propensos a se lesionar durante o estudo.
Portanto, para correr com segurança e melhorar seu desempenho:
- Escolha roupas e calçados confortáveis.
- Concentre-se em exercícios educativos para a corrida, aprendendo a propulsão adequada e absorção de impacto.
- Cuide da saúde mental, focando no movimento, na respiração e no pensamento positivo. Esteja presente e conecte-se com a natureza ao seu redor.
Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo sua corrida e minimizar os riscos de lesões.
Referências:
Stephen P. Messier; A 2-Year Prospective Cohort Study
of Overuse Running Injuries
The Runners and Injury Longitudinal Study (TRAILS), The American Journal of Sports Medicine
2018;46(9):2211–2221
DOI: 10.1177/0363546518773755
2018 The Author(s)
Quer saber como a FISIOTERAPIA pode melhorar o seu desempenho na corrida? Se você é de Piracicaba e Região, entre em contato comigo pelo WhatsApp, para conhecer meu trabalho como Fisioterapeuta em Piracicaba e agende sua avaliação! Minha missão é te ajudar no tratamento das dores e fazer com que você retorne às atividades comuns sem sofrimento! Se você ficou com alguma dúvida, envie sua mensagem pelo Instagram e acompanhe os conteúdos sobre o tratamento para dor e esporte que compartilho por lá.