Dor Lombar Nociceptiva: o que é, como tratar e sintomas

Compartilhe esse conteúdo com alguém

Essa é a terceira parte dos conteúdos sobre tipos de dor lombar. Já falamos aqui sobre a Dor Neuropática e a Dor Nociplástica, e hoje eu vim compartilhar com vocês um pouco sobre a Dor Nociceptiva! 

Esse tipo de dor é caracterizado por indicar a localização da área que sofreu uma lesão tecidual. Contudo, espera-se que essa informação de dor dure até o tempo normal de cicatrização do tecido, que leva em torno de 6 a 12 semanas. A principal função da dor lombar nociceptiva é avisar que seu corpo está em risco, sinalizando para as células que é necessário reparar os tecidos que foram machucados. 

Além de ser muito eficiente, esse sensor, chamado de Receptores ou Nociceptores, informa ao cérebro que houve uma agressão e o sistema do seu corpo é alertado como se fosse o painel de um carro, ou seja, em que sua principal função é informar ao condutor (você) as principais condições de uso e funcionamento do veículo (seu corpo), mostrando onde deve ser feita a manutenção (tratamento). 

Esse “alerta” recebido segue um percurso pelo nervo, passando pela medula até chegar no cérebro. Depois disso, o cérebro analisa a sensação e verifica se é uma ameaça grave ou não. Assim como nós cortamos a ponta do dedo com uma faca. Nós podemos sentir aquela dor intensa, porém, sabemos que aquilo não é um risco sério para o dedo. A partir disso podemos entender porque as pessoas sentem dores de forma diferente, mesmo se for no mesmo lugar.

COMO SURGE A DOR NOCICEPTIVA?

Exemplos de dores do tipo nociceptiva são: entorses de joelho e/ou tornozelo, dores no ombro, dor na lombar ou cervical, que duram menos de 3 meses e podem acontecer depois de um trauma ou não. 

COMO É O TRATAMENTO COM FISIOTERAPEUTA PARA DOR LOMBAR NOCICEPTIVA?

O tratamento envolve: 

  • Medicação para controle da dor e inflamação
  • Exercícios terapêuticos baseado no diagnóstico cinético- funcional.
  • .Eletrotermofototerapia e terapia manual . 
  • Aplicação de gelo por 20 min de 2hrs em 2hrs (de preferência, gelo  misturado com um pouco de água)  
  • A imobilização só é indicada mediante a avaliação médica, mas não significa que é indicada a todos os casos traumáticos 

Importante: a avaliação médica deve ser feita para descartar traumas graves, como fraturas e lesões de ligamentos e tendões. 

Se você sofre com dor na lombar ou conhece alguém que sofre, compartilhe este conteúdo para que ele possa buscar o melhor tratamento para a dor na lombar.  Entre em contato comigo para agendar uma Consulta de Fisioterapia em Campinas, ou converse comigo pelo WhatsApp clicando aqui! Minha missão é levar alívio das dores para as pessoas! Se ficou com alguma dúvida, me mande uma mensagem no Instagram e me siga para não perder conteúdo sobre o tratamento das dores!

Posts anteriores