Dor na Lombar: 7 mitos sobre a dor crônica

Compartilhe esse conteúdo com alguém

Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre a Dor Crônica na Lombar. Neste artigo, você vai conhecer 7 mitos que muitas pessoas acreditam sobre o tratamento e quais são as possibilidades que uma pessoa que sofre com este tipo de dor pode aproveitar. 

O QUE É DOR CRÔNICA?

A dor crônica é aquela que persiste por mais 3 meses. Quando sofremos uma lesão, como bater o dedo na quina de um móvel ou cortar o dedo, é comum que, dependendo do nível da lesão, a dor dure por aproximadamente 1 ou 2 meses. Após o período de cicatrização dos tecidos, a dor deve passar. Sendo assim, a dor causada por esse tipo de lesão recorrente é conhecida como Dor Aguda. 

Caso uma pessoa sofra com uma lesão semelhante, ou passe por um trauma durante um exercício físico ou algum tipo de movimento e, mesmo após o período de cicatrização do corpo, a dor não passar e durar por mais de 3 meses, podemos caracterizá-la como Dor Crônica.

7 MITOS DA DOR CRÔNICA NA LOMBAR

  1. Um exame pode dar o diagnóstico da causa da dor crônica?

Não! Apesar do Raio-X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética possam ser muito úteis para identificar a causa da dor crônica, encontrar Degeneração Discal, Artrite, Protrusões (deslocamentos) e Fissuras Discais pode ser comum em pessoas que não sofrem de dor crônica. Por isso, nem sempre esse diagnóstico é a resposta para a causa das dores.

  1. Se o nível de dor na lombar aumenta, é sinal que a lesão aumentou? 

Não! O nível de dor não é uma medida que se relaciona com o tamanho da lesão. Ou seja, ao praticar determinada atividade, por mais dolorosa que ela seja, isso não quer dizer que o movimento está te prejudicando ou que a lesão na lombar esteja aumentando. 

  1. Levantar peso faz a dor na lombar aumentar? 

Não! Dobrar as costas ou levantar peso no exercício quando está com dor na lombar pode ser doloroso. Porém, desenvolver a mobilidade e a força são atividades muito importantes para quem sofre com dor crônica. Existem diversos tipos de exercícios que incluem pesos que podem trazer muitos benefícios e alívio das dores. 

  1. Quem sofre com dor na lombar, precisa ficar de repouso?

Não! Voltar a se movimentar, trabalhar e resgatar a rotina é o melhor tratamento para quem sofre de dor crônica na lombar. O movimento e o exercício ajudam na recuperação e prevenção, e é muito melhor do que a falta de movimento. O repouso por mais de 2 dias não mostra benefícios para as dores. 

  1. Analgésicos fortes vão ajudar a melhorar a dor na lombar? 

Não! As soluções focadas em remédios fortes e opióides para o controle da dor, só vão esconder problemas físicos, causando atrasos e impedindo a recuperação. Em alguns casos, podem ser muito perigosos para a saúde, por isso, sempre busque por um profissional e não se medique sozinho. 

  1. Preciso fazer cirurgia para curar a dor na lombar? 

Não! Cirurgias e procedimentos invasivos não tem uma solução efetiva e são limitados. Somente entre 1 e 5% das dores na lombar são causadas por lesões graves ou doenças. 

  1. O que fazer quando estou com muita dor na lombar e não consigo me mexer?

Em alguns casos, o medo de se movimentar é muito maior do que a dor que o movimento poderia causar. Por isso, procure não permanecer em comportamentos que evitam o movimento e estimulam a incapacidade. Ao contrário disso, procure um fisioterapeuta que pode te ajudar a interpretar a dor e encontrar soluções efetivas para sua mobilidade e reduzir suas dores!

Agora me conta: em quantos mitos você acreditava até ler este conteúdo? Se você sofre de Dor Crônica na Lombar e acredita que não existe solução, procure por um fisioterapeuta que vai te auxiliar a recuperar os movimentos de forma segura, para que sua dor não aumente e sua qualidade de vida retorne! 

Entre em contato comigo para agendar uma consulta de fisioterapia em Campinas! Minha missão é levar alívio das dores para as pessoas. 

Se ficou com alguma dúvida, me mande uma mensagem no Instagram e me siga para não perder conteúdo sobre o tratamento das dores!

Posts anteriores