Mão Formigando: tem relação com hérnia de disco cervical?

Compartilhe esse conteúdo com alguém

Você já sentiu a mão formigando quando acorda? Ou já identificou formigamento na ponta dos dedos da mão, acompanhada de dor no braço durante o dia? Neste artigo você vai entender se isso tem relação com a hérnia de disco!

A mão formigando é uma das características clínicas de que os nervos que saem da cervical – chamados de plexo braquial e suas raízes (eles saem da cervical e formam o plexo braquial), estão sofrendo em algum ponto do seu trajeto, irritação ou compressão desse tecido neural. Essa condição é chamada de Neuropatia Periférica.

A causa do formigamento na mão pode ser desde uma simples tensão muscular, até uma compressão ou desmielinização do nervo, devido a uma doença neurológica.

O que pode ser o formigamento na mão? As possíveis causas são:

  • Tensão muscular 
  • Hérnia de disco
  • Síndrome do desfiladeiro torácico 
  • Esclerose lateral amiotrófica, 
  • Mielopatia compressiva
  • Lesão por trauma do plexo braquial 
  • Síndrome de Guillain-Barré

Mas, calma! Para saber quais são as possíveis causas descritas acima podem estar acontecendo com você, é necessário realizar um exame clínico, em que o especialista realizará a inspeção, palpação, testes especiais para verificar a integridade neurológica. Deve-se pedir exame de imagem, como ressonância magnética funcional e eletromiografia, para verificar a integridade da condução nervosa.

Estes critérios de avaliação são fundamentais para chegar a um diagnóstico correto e preciso! Portanto, se você está sentindo a mão formigar mais do que uma semana, procure um especialista em neurologia ou ortopedia, especializado em coluna. Depois do diagnóstico, o médico te encaminhará para a fisioterapia, se necessário neste primeiro momento.

Posso procurar um fisioterapeuta antes do médico especialista?

Sim, é possível  procurar o fisioterapeuta antes, com um exame clínico, conseguimos ter uma hipótese diagnóstica, entretanto, nesse  tipo de sintoma sempre iremos encaminhar a um médico neurologista ou ortopedista especialista em coluna para confirmar ou descartar outras doenças, além de indicar alguma medicação se houver a necessidade, como coadjuvante no tratamento. 

Entre em contato comigo pelo WhatsApp para conhecer meu trabalho como Fisioterapeuta em Campinas e agende sua avaliação! Minha missão é te ajudar no tratamento das dores e fazer com que você retorne às atividades comuns sem sofrimento! Se você ficou com alguma dúvida, envie sua mensagem pelo Instagram e acompanhe os conteúdos sobre o tratamento para dor e esporte que compartilho por lá.

Posts anteriores