Você já sentiu aquela dor pós-atividade do dia ou do esporte, e como de costume paramos por um tempo aquela atividade para que o corpo possa voltar ao seu estado normal, certo? Assim que a dor passa, retomamos nossas atividades de onde paramos. Em alguns casos, essa estratégia funciona e em outros não. A dor volta na mesma intensidade ou, às vezes, pior. Já aconteceu isso com você ou com algum colega?
Para entender melhor por que esse fenômeno acontece, vou explicar de forma breve os efeitos neurofisiológicos de um trauma, seja de grande magnitude ou pequeno. Quando nos machucamos devido a uma torção ou queda, a força de cisalhamento, tensão ou compressão em uma determinada articulação pode machucar os tecidos circundantes dessa articulação afetada, ocasionando um processo inflamatório mais conhecido como edema. Sabe aquele aumento de volume da articulação? Esse processo inflamatório é excelente, pois isso vai restabelecer a cicatrização completa dos tecidos em poucas semanas ou até 15 dias.
Durante o processo de cicatrização, sentimos dor como mecanismo fisiológico do nosso corpo para nos proteger e resguardar a articulação. Então, evitamos movimentos simples, como esticar demais a articulação ou dobrá-la até o final, por causa da dor, ou movimentos simples do dia a dia, e isso faz com que a articulação fique mais rígida. E temos o vilão dos fisioterapeutas, que é a inibição muscular devido ao edema e à falta de movimento, o que normalmente acontece. A inibição é a perda da capacidade do músculo de recrutar todas as suas fibras musculares durante a contração voluntária máxima do músculo. Resumidamente, o músculo perde força durante esse processo.
Passaram-se alguns dias, sua articulação não está mais inchada e você retoma as atividades, e então acontece de a dor ter voltado com a mesma intensidade ou até pior. Pois é, o que aconteceu foi que, por mais que a cicatrização tenha acontecido, os efeitos deletérios desse processo não foram tratados. Então, o que fazer? Fisioterapia. Independentemente do trauma, a fisioterapia consegue, através da prescrição de exercícios, retomar a funcionalidade da articulação machucada antes da lesão. A estratégia envolve uma boa anamnese e um programa de exercícios específicos baseados nos achados da avaliação, para que você e seu amigo retomem as suas atividades. O fato da dor ter voltado não significa que é algo grave, mas sim que seu corpo não conseguiu se curar sozinho e, por isso, precisa de ajuda. E nós, fisioterapeutas, temos as melhores estratégias para te ajudar.
Entre em contato comigo pelo WhatsApp para conhecer meu trabalho como Fisioterapeuta em Piracicaba e agende sua avaliação! Minha missão é te ajudar no tratamento das dores e fazer com que você retorne às atividades comuns sem sofrimento! Se você ficou com alguma dúvida, envie sua mensagem pelo Instagram e acompanhe os conteúdos sobre o tratamento para dor e esporte que compartilho por lá.