A dor no ombro é muito comum, principalmente à medida que envelhecemos, e em atletas recreacionais, amadores ou profissionais. Essa dor é chamada de dor no ombro subacromial, ou mais conhecida como tendinopatia dos rotadores.
A estrutura chamada manguito rotador é a junção de quatros músculos que ficam no ombro, e são os: supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor. Esses músculos têm a função de realizar a rotação externa e interna do úmero e o rolamento da cabeça do úmero sobre a glenóide (estrutura que encaixa o úmero na escápula), durante a elevação do braço.
A tendinopatia acontece devido a um aumento na sobrecarga no tendão de um desses músculos por excesso de carga, seja nas atividades simples ou no esporte. Alterações anatômicas no acrômio podem também lesionar os tendões do manguito rotador.
Sintomas da Tendinopatia do Manguito Rotador
Dificuldade de levantar o braço acima da cabeça, dificuldade para arremessar objetos e em atividades diárias simples, como vestir uma roupa ou pegar objetos acima do ombro.
De acordo com as revisões publicadas na Revista JOSPT, a terapia manual e exercícios supervisionados para ombro como fortalecimento do manguito rotador e da escápula, reduzem a dor e melhoram o movimento e a função do ombro. Esse tipo de abordagem é tão eficaz quanto a injeção de corticosteróides a curto prazo, além de cirurgia de descompressão no ombro.
Além disso, a cirurgia só é indicada quando a lesão desses tendões é parcial e ultrapassa 2 cm, lesão total ou quando o tratamento conservador falhou. Para atletas, o manejo terapêutico para a melhor clínica e retorno ao esporte, segue essas 4 principais abordagens:
- Gerenciamento de risco de lesões
- Gerenciamento para progressão da carga
- Reabilitação
- Risco de retorno ao esporte.
E aí, você sabia disso? Se você é de Piracicaba e Região, e sente que os seus ombros não estão como eram antes, e se identifica com qualquer um desses sintomas que listei aqui entre em contato comigo pelo WhatsApp, para conhecer meu trabalho como Fisioterapeuta em Piracicaba e agende sua avaliação! Minha missão é te ajudar no tratamento das dores e fazer com que você retorne às atividades comuns sem sofrimento! Se você ficou com alguma dúvida, envie sua mensagem pelo Instagram e acompanhe os conteúdos sobre o tratamento para dor e esporte que compartilho por lá.
Referências: JEREMY LEWIS, PT, PhD1-4 Rotator Cuff Tendinopathy: Navigating the Diagnosis- Management Conundrum. journal of orthopaedic & sports physical therapy | volume 45 | number 11 | november 2015 | 923
ARIANE SCHWANK, PT, MSc1; 2022 Bern Consensus Statement on Shoulder Injury Prevention, Rehabilitation, and Return to Sport for Athletes at All Participation Levels. journal of orthopaedic & sports physical therapy | volume 52 | number 1 | january 2022 | 11