Hoje sabemos que o exercício físico e um estilo de vida saudável são uma das estratégias mais comprovadas para tratamento e prevenção de várias doenças e na longevidade, mas dentre todos os estilos de exercício, quais tipos de exercício podem contribuir para longevidade? De acordo com estudo publicado na Dinamarca em 2019, do Centro de Inflamação e Metabolismo (CIM) / Centro de Atividade Física e Pesquisa (CFAS) em Righospitalet, University of Copenhagen, Denmark. O autor da revisão, Bente Klarlund Pedersen, traz em sua revisão literária informações valiosas sobre o impacto do exercício na longevidade e prevenção de doenças, e farei um breve resumo sobre as informações que contém nesse paper.
Existem fortes evidências epidemiológicas de que exercício aeróbico como corrida, bike ou qualquer outro tipo de esporte podem diminuir o risco de pelo menos 35 doenças, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer e demência. O artigo verificou que o recomendado seria 150 min de atividade física por semana de intensidade moderada e 75 min por semana de atividade física intensa. Dentre as atividades, exercícios aeróbicos intensos como corrida, bicicleta, treinamento funcional exaustivo fornecem uma expectativa de vida de mais de 4,9 anos em média, ou seja, exercício de resistência, incluindo treinamento de alta intensidade para melhorar aptidão cardiorrespiratória irá mantê-lo jovem. Com isso, deve-se adicionar o treinamento de força para evitar a perda de massa muscular que acontece no envelhecimento e outras comorbidades.
O exercício físico deixa o coração mais jovem?
Sim, o exercício físico pode deixar o seu coração mais jovem. Hoje sabemos que um estilo de vida sedentário é prejudicial para o sistema cardiovascular. Portanto, um estilo de vida saudável contribui para um bom funcionamento cardiovascular. Um estudo descrito nesse paper verificou os efeitos dos exercícios: leve (2x por semana), moderado (2 a 3x por semana) e intenso (6 a 7x por semana) em idosos saudáveis. O estudo mostrou que baixas doses de exercícios não impedem a diminuição gradual da complacência ventricular esquerda e distensibilidade em idosos sedentários. No entanto, os grupos de moderado e intensos tinham o coração que pareciam e funcionavam como as pessoas mais jovens.
Portanto, uma dose de quatro a cinco sessões/semana de exercício físico moderado ou intenso pode contribuir significativamente para a prevenção de doenças cardiovasculares. Mesmo que você nunca tenha praticado atividade física, há relatos na literatura de que sedentários que começaram a praticar exercícios depois de 2 anos de inatividade demonstraram uma melhora na rigidez cardíaca e consumo de oxigênio.
É possível diminuir o risco de ter diabetes tipo 2?
Sim, é possível! Pessoas que aderem a atividade física, em comparação com sedentários, têm um risco reduzido de 26% de desenvolver diabetes do tipo 2. E independente se o treino for aeróbico ou de força ou combinados, tem um efeito positivo da diminuição da hemoglobina glicada, que é o principal exame para investigar a diabetes. Importante ressaltar que nem sempre a diabetes tipo 2 representa uma doença crônica. Estudos já estão comprovando que o exercício físico como remédio pode ser tão eficiente como a medicação para baixar a glicose no sangue.
O exercício físico pode ajudar contra o câncer?
Sim! O exercício físico parece ter um papel importante na defesa contra o câncer. Estudos epidemiológicos sugerem que a atividade física reduz o risco de 13 tipos de câncer, independente se os indivíduos estão sobrepeso ou peso normal. Porém, é difícil saber qual é a dose de exercício que aumenta a defesa anticancerígena. Outro dado importante é que pacientes que são fisicamente ativos após um diagnóstico como câncer de mama ou colorretal têm uma chance maior de sobrevida em comparação com aqueles que não se exercitam.
Olha só quantos benefícios o exercício pode promover no seu corpo. E você já começou a se cuidar? Se gostaria de começar uma atividade física e não sabe por onde começar, primeiro é importante passar por uma avaliação médica para identificar se existe algum risco. Assim que liberado por um médico, o segundo passo é iniciar as atividades com acompanhamento de um educador físico. Porém, se tiver alguma dor que o impede de começar a atividade física, um fisioterapeuta pode te ajudar a melhorar a sua dor e capacidade funcional para assim começar o acompanhamento com um educador físico.
Entre em contato comigo pelo WhatsApp para conhecer meu trabalho como Fisioterapeuta em Piracicaba e agende sua avaliação! Minha missão é te ajudar no tratamento das dores e fazer com que você retorne às atividades comuns sem sofrimento! Se você ficou com alguma dúvida, envie sua mensagem pelo Instagram e acompanhe os conteúdos sobre o tratamento para dor e esporte que compartilho por lá.
Referência: Which type of exercise keeps you young? Bente Klarlund Pedersen . Curr Opin Clin Nutr Metab Care 2019, 22:167–173 DOI:10.1097/MCO.0000000000000546